sábado, 31 de março de 2012

Primeiros Erros




Certa vez, conversando com meus irmãos de Igreja, refletimos a respeito de como o Homem perde tempo arrependendo-se dos erros que cometeu no passado no lugar de aproveitar e planejar as coisas boas que poderá realizar no futuro.

O próprio nome “passado” já deixa bastante claro: passou, não volta mais. Se nos fosse dada a capacidade de regredir no tempo e corrigir nossos equívocos, talvez não existisse outra forma tão eficaz de aprendizado e amadurecimento. Porque, infelizmente ou não, aprender com o erro é mais marcante do que crescer com os acertos.

A glória de errar reside na possibilidade de vislumbrar o que é certo. O infortúnio do erro é o arrependimento. Esse sentimento de intensidade tão negativa é capaz de nos afundar em um mar de lamentações e nos afogar nas profundezas da melancolia. Na música de hoje, Primeiros Erros do Capital Inicial, vemos um sujeito à procura de uma luz (sol) que possa corrigir seu passado inteiro, mas os erros (chuva) permanecem atrapalhando seu caminho.

Somente a luz é capaz de extinguir uma tempestade. E se nosso passado é nebuloso, se nossos antigos erros insistem em nos atormentar, é preciso sempre lembrar de que há uma luz pronta para nos guiar a um novo caminho. Um futuro inteiro nos aguarda. Acreditando nisso, não haverá erro algum que possa nos afligir. Fé, amigos. É tudo uma questão de fé.


Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (João 8:12).


Letra:

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende não vê
Se não me vê não entende

Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse sol
Se a minha mente virasse sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove, chove
Chove, chove
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Um comentário:

  1. Essa música mostra o desejo do homem de vencer um dos seus maiores vilões: os erros, o que numa perspectiva bíblica chama-se pecado. Mas, sem querer ela também mostra a nossa incapacidade bem ilustrada no verso: "Mas só chove, chove".
    Como disse o Apóstolo Paulo: "Quem me livrará do corpo desta morte?" - Rm 7.24

    ResponderExcluir