domingo, 27 de novembro de 2011

Túnel do Tempo





O universo musical é uma área bastante misteriosa e intrigante. Quantas vezes, ao se ver diante de uma bela canção, você já se perguntou como determinado cantor conseguiu compô-la e atribuir-lhe um ritmo e melodia? É algo tão mágico e de uma harmonia extraordinária, que demonstra que tal habilidade pode não ser apenas uma vocação, mas também - e principalmente - um dom.

Contudo, a maneira com a qual os músicos se utilizam para compor suas obras não é o único mistério na música. É certo que existem canções com letras lastimáveis, as quais fazem apologia ao crime, adultério, drogas e depressão (sem falar outras coisas) e que têm a função de induzir pessoas de mentes frágeis a cometer atos que provavelmente não fariam se estivessem em pleno uso de suas faculdades mentais. Isto é irrefutável.

O interessante é que, por mais que o tema da música seja a tristeza pela perda de algo ou a dor de cotovelo por não conseguir ficar com alguém de que se gosta, sua letra pode ser salva por um videoclipe e através dele ganhar um novo significado. Este é o caso da canção Túnel do Tempo, do Frejat.

Ao analisar a letra isoladamente, há de se pensar que o sujeito da música está se referindo a uma pessoa. No entanto, ao assistir o clipe, essa interpretação pode ser traduzida na relação entre um animal de estimação e seu dono. O que, pessoalmente, considero uma situação bem mais bonita e pura.

Talvez este seja mais um dentre tantos outros segredos da música: possuir uma letra que abra caminho para outro campo interpretativo, de preferência um que seja mais saudável. Aliás, encontrar exemplos de canções cujos clipes se sobressaem aos seus conteúdos não é tão difícil quanto se pensa, basta observar com mais atenção os detritos musicais que estão espalhados por aí e que, inacreditavelmente, caem na graça do povo. Pois é, há mais mistérios no universo musical do que supõe nossa vã filosofia.


Letra:


Nosso encontro aconteceu como eu imaginava
Você não me reconheceu, mas fingiu que não era nada
Eu sei que alguma coisa minha em você ficou guardada
Como num filme mudo antes da invenção das palavras
Afinei os meus ouvidos pra escutar suas chamadas
Sinais do corpo eu sei ler nas nossas conversas demoradas
Mas há dias em que nada faz sentido
E o sinais que me ligam ao mundo se desligam

Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto, eu vou em frente
De volta pro presente

Sozinho no escuro, nesse túnel do tempo
Sigo o sinal que me liga à corrente dos sentimentos
Onde se encontra a chave que me devolverá
O sentido das palavras ou uma imagem familiar?
Mas há dias em que nada faz sentido
E os sinais que me ligam ao mundo se desligam

Eu sei que uma rede invisível irá me salvar
O impossível me espera do lado de lá
Eu salto pro alto, eu vou em frente
De volta pro presente...

2 comentários:

  1. Não sou fã de Frejat, mas concordo contigo. Algumas músicas tomam outra interpretação quando vistas e ouvidas. Outras, por sua vez, são boas somente no imaginário, na percepção, não sendo necessário uma imagem visual para abrir certos horizontes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinho. Esse post tem hm significado pra mim também, já que foi escrito/publicado 11 anos atrás em algum aniversário meu. Tô tentando lembrar o que fiz no dia, tá bem difícil. Ando ouvindo essa música esses dias, lembrei de frejat e taquei no spotfy. Gostei do texto, não lembrava do clipe inclusive. Paz✌️

    ResponderExcluir