sábado, 27 de novembro de 2010

Diário de um Banana



"Só não espere que eu seja todo 'Querido Diário' isso, 'Querido Diário" aquilo".

A Literatura Infanto-juvenil é uma área que muito me fascina. Até os dias de hoje, por sinal. Às vezes me pergunto por qual motivo este tipo de literatura ainda me disperta o interesse. Teoricamente, uma vez que você vai envelhecendo seu tipo de leitura vai amadurecendo ao longo do processo. Mas há velhos hábitos que não consigo largar. Talvez pelo fato da minha mente viajar na maionese quase que em estado permanente, sei lá... Enfim, leitor(a), sugiro que não tente entender o que se passa na minha cabeça. É perigoso demais.


Diário de um Banana não é um livro comum (e só por isso a leitura já vale muito). Como dito em sua própria capa, é um romance em quadrinhos. A história criada por Jeff Kinney gira em torno da vida de Greg Heffley, um pré-adolescente que ainda está no início do ensino fundamental e como tal está cheio de desejos e indagações como qualquer outro menino dessa idade. É infernizado o tempo todo pelo irmão mais velho, Rodrick, e passa vergonha diariamente por ser amigo de Rowley.


Greg é tudo que se espera de um adolescente inseguro; o garoto só aprende errando. E para a alegria do leitor, ele comete muitos erros. Provavelmente são tais erros que tornam a narrativa engraçada, pois oscilam entre vacilos inocentes à absurdos, e você sempre pressente que as coisas não acabarão bem. Em meio a uma escola cheia de jovens que querem se destacar em algo, Greg é apenas mais um à procura da adequação para depois ganhar algum reconhecimento por isso. E ele fará qualquer coisa para consegui-lo... menos, é claro, pegar o Toque do Queijo.


Acredito que os erros de Greg Heffley sejam sua maior arma. À medida que ele vai aprendendo com as besteiras que faz, vai dando espaço ao bom senso e deixando de lado o seu egocentrismo, e isso acaba refletindo na sua amizade com Rowley. Mas como todo herói atrapalhado, isso vai acontecendo a passos lentos.


A série tem três obras publicadas no Brasil e já foi adaptada para o cinema. Diário de um Banana é um livro que chama a atenção pela sua simplicidade, pelos traços cartunescos engraçados e pelo enredo cativante. Não importa qual idade você tenha, é um texto que fará você sentir a nostalgia dos tempos bons de escola e que, querendo ou não, fará você ter raiva por não ter tido um diário na época, para assim poder relembrar das tantas histórias que mereciam ser contadas.




9 comentários:

  1. me chamou a atenção essa auto-avaliação que vc Vinci viaja na maionese mtas vezes...
    lembre-se oque Nietzche(apesar d odiar algumas citações dele..) disse: "Temos que ter cá dentro um caos para gerar uma estrela". Espero , sim, q continuemos aprendendo como o Greg, mas tb espero q essa criança dentro dele, de nós, continue fazendo bagunça "cá dentro"...

    ResponderExcluir
  2. este livro é super cool

    ResponderExcluir
  3. antes de ler este texto eu estava lendo o livro e pensei comigo:"mas que pena que eu não fiz o meu diário tbm.Esta nostalgia que o livro trás é muito boa"

    ResponderExcluir
  4. não li isto só peguei a imagem a axo que ler é para os fracos eu vi os filme

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 10anos esse livro começei a ler e me insentivo a escrever um diarío e sou orrivel em portuguÊs,principalmente literatura e agora estou muito melhor.Vou comprar o 2 hoje.

    ResponderExcluir
  6. esse livro é um barato muito legal mesmo

    ResponderExcluir
  7. adoro o diário de um banana é o melhor livro que já li

    ResponderExcluir
  8. eu já li o:
    1,2,3,4,5,e o meu,o filme e tou á espera que sai-a o 6

    ResponderExcluir
  9. Li apenas o primeiro e o segundo volume. o primeiro é um estouro mas o segundo deixou um pouco a desejar, sem ofensas ao grande e talentoso Jeff Kinney. Concerteza os outros são demais. Já li vários livros e este vai ,sem dúvida alguma , ficar marcado como um de meus favoritos, apesar de achar Greg um pouco convencido e egoísta em relação ao seu amigo Rowley.

    ResponderExcluir