sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1






"Ninguém mais vai morrer... não por mim".



Como diria o Oráculo de Matrix: "Tudo aquilo que tem um começo, tem um fim". É, eu sabia que o fim iria chegar. Sabia que um dia ele iria bater no pé da minha porta e dizer: "Oi, querido! Cheguei!". Aliás, tanto eu quanto os milhares de fãns espalhados pelo mundo. E mesmo que já saibamos como tudo terminará, mesmo que já tenhamos a consciência do que o destino reserva para cada personagem, esperamos ansiosos para o desfecho cinematográfico desta grande história. É chegada a hora de colocar um ponto final na espera e dar um passo à frente ao caminho que muitos ainda hesitam em trilhar, pois "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1" é o início do fim.


Perdoe o meu sentimentalismo, leitor(a), mas quando recordo dos diversos dias e noites que passei lendo as centenas de páginas dos 7 volumes da obra de J.K. Rowling, percebo como estou envelhecendo. Afinal, eu cresci ao lado de Harry, Rony e Hermione; compartilhamos emoções, repartimos as dores e tristezas, e ficamos com a alma mais leve nos momentos de alegria. Comecei essa jornada com 13 anos e a finalizei aos 19, portanto, é no mínimo sensato admitir que as histórias do menino bruxo foram o grande refúgio de um adolescente magricela, inseguro, tímido e sonhador de outrora.

E foi com o coração apertado, com a expectativa à flor da pele, e com o gostoso clima nostálgico que vislumbrei diante de mim o primeiro capítulo do derradeiro final, que por sinal é muito fiel à sua obra. E após o término da sessão, com o corpo trêmulo, os olhos marejados e a adrenalina incendiando minhas veias, pude refletir com o mais sincero dos pensamentos: cada minuto gasto de leitura valeu a pena.


Acho que já é de conhecimento mundial que Harry Potter é um bruxo. E, sinceramente, se você ainda não sabia, pegue uma corda, amarre-a ao seu pescoço e pule do local mais alto que conseguir encontrar. E dê-se por satisfeito! Não espere que eu faça um breve resumo de cada filme/obra; não estou interessado em passar mais uma noite em claro escrevendo coisas que você previamente já deveria saber, uma vez que se dispôs a ler este comentário.

É muito interessante ver como os filmes de Harry Potter evoluíram. Aquilo que começou infantil agora tornou-se dramático, e Relíquias da Morte.1 veio para fortalecer ainda mais esse rótulo. A partir do terceiro filme a saga passou a ganhar uma tonalidade diferente, mas foi com a chegada do diretor David Yates, responsável pelo quinto e sexto filme, que a série passou a amadurecer ganhando aspectos sombrios. A dramaticidade, a morte de personagens queridos, a relação do trio de amigos cada vez mais intensificada pela amizade transformaram-se em prato cheio nas mãos do diretor, que aqui nos mostra seu trunfo maior; Relíquias da Morte é, na verdade, o prato principal de uma ceia bastante farta.

O impressionante é saber como as crianças ainda se sentem atraídas por Harry Potter. Como eu disse, é um filme dramático e algumas das cenas ali produzidas são inapropriadas para menores de 10 anos. Há sangue, há tortura, há morte. Há cenas lindas também, bonitas de se ver. Neste penúltimo capítulo, Harry, Rony e Hermione partem em uma viagem incerta à procura das horcruxes de Voldemort. Objetos que guardam fragmentos da alma de Voldemort, e que uma vez destruídos põem fim a imortalidade do Lorde das Trevas. Só que desta vez o trio está fora dos muros de Hogwarts, e para enfrentar o mundo real será preciso agir sozinhos e com muita cautela.


Voldemort está no apogeu de seus dias. O Ministério da Magia já não é mais como antes e Comensais da Morte se infiltraram em cada camada da sociedade bruxa, inclusive em Hogwarts. Os trouxas também são afetados; aqueles que não são bruxos de sangue estão sendo caçados e são vistos como a escória do mundo mágico. Harry torna-se o Indesejável Número Um, sua cabeça está a prêmio, e a cada lugar que o trio arma sua barraca o inesperado está a espreita. É perceptível o empenho de cada ator, do diretor e de todos que participaram da produção. Relíquias da Morte.1 é apenas um aperitivo para o que realmente interessa, e devo dizer que se continuar no mesmo caminho a coisa de fato será épica. Que comece a contagem regressiva!


A parte 2 só estreia ano que vem, mas estará finalizando toda a história e dando adeus aos tantos fãns que há 10 anos acompanham a trajetória de Harry e sua batalha pela sobrevivência contra Voldemort. As pontas soltas finalmente serão amarradas e nada restará a não ser saudade. Agora é só uma questão de tempo. O verdadeiro final está cada vez mais próximo. E eu estarei preparado para o que for, quando ele vier.


"Eu vi o seu coração... E ele é meu".


Trailer:



Um comentário:

  1. Você escreve muito bem, e também quero dizer que comecei a paixão por todos de harry potter aos 10 anos hoje tenho 12 e me comove muito diser que este é o ultimo de Harry, Como se a coisa mais valiosa em mim que me fez amadurecer estivesse me deixando como se tivesse deixado ir embora

    ResponderExcluir