sexta-feira, 5 de novembro de 2010

V de Vingança





"Lembrai, lembrai o 5 de novembro... A pólvora, a traição e o ardil... Por isso não vejo como esquecer... Uma traição de pólvora tão vil".

Antes de começar, eis um pequeno fato histórico:


Guy Fawkes (Iorque, 13 de abril de 1570 — Londres, 31 de janeiro de 1606), também conhecido como Guido Fawkes, (Não confundir com Guy Folques) foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento inglês durante a sessão.

Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).
(Fonte: Wikipédia).


É partindo desse acontecimento que se inicia o enredo de V de Vingança, um dos melhores filmes que já tive o prazer de assistir. E como hoje é dia 5 de novembro, não poderia deixar essa data passar em branco; é uma maneira de homenagear o longa, valorizar sua ideologia, e como afirma o verso, é claro, lembrar deste dia tão celebrado.


De certa forma, V de Vingança denuncia as formas de como o abuso de poder é aplicado sobre a sociedade, e tal abuso só é praticado tão explicitamente quando se trata de uma ditadura. O enredo nos transporta para uma Inglaterra futurista, centro do poder mundial (Sim, aqui os EUA não passa de um lixo), e totalmente monopolizada pelo ditador Adam Sutler, fazendo uma analogia óbvia a Adolf Hitler.


Aqui, e como em qualquer ditadura, o povo não tem direito a opinião. Como um cachorro submisso ao seu dono, as pessoas passam a noite diante de uma TV, sofrendo manipulação da Mídia, enquanto as ruas estão vazias devido ao Toque de Recolher. Esse Governo é contra qualquer forma de anomalia e por trás dos panos se acha na razão de fazer experiências com negros, homossexuais e até mesmo deficientes físicos. Isso te lembra alguma coisa? A submissão do povo é tão voluntária que passou a fazer parte do cotidiano. Era quase certeza que algum dia alguém teria que se rebelar contra o sistema.


Só não esperavam que isso acontecesse com tamanha classe e eficácia. V, o nosso protagonista, é um anarquista de primeira mão, um anti-herói que não mede esforços para obter justiça através da vingança. Inspirado nas atitudes de Guy Fawkes, V tem como objetivo terminar a tarefa que Fawkes não conseguiu: explodir o Parlamento Inglês no dia 5 de novembro e, assim, acabar com o poder do Estado e despertar o povo para a liberdade.


Em seu caminho ele encontra Evey Hammond (Natalie Portman, que fez um belo trabalho neste filme), uma cidadã comum que passa a seguir os passos do nosso anti-herói mascarado, como uma espécie de aprendiz, na esperança de tentar compreender suas atitudes e pensamentos complexos ao longo do vasto caminho de sangue e morte que ele insiste em traçar.


Diálogos inteligentes, frases impactantes, roteiro bem trabalhado. V de Vingança é um belo filme que explora diversos aspectos do Homem e Sociedade, e sinceramente não tenho mais palavras para descrever a largura da sua magnitude e complexidade. A única coisa que posso sugerir, leitor(a), é que você assista o filme e se encante com a ideologia de V; só assim o 5 de novembro para você terá um significado maior, e nunca mais será o mesmo.



"Por baixo desta máscara há mais do que carne e sangue. Por baixo desta máscara existe uma ideia... E ideias são à prova de balas".


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário