sábado, 19 de novembro de 2011

Desastre


"Regra #1: Não se envolva".


Eis uma pequena revelação: existem dois tipos de seres humanos. Aqueles que estão fadados a uma rotina comum e cansativa, escravos da previsibilidade e que tentam, a qualquer custo, alcançar um padrão de vida aceitável por meio de vícios e luxos que geralmente não têm condições de pagar. E também há os destinados, pessoas com o potencial de realizar grandes feitos, graças a inteligência ou sorte, e que quase sempre conseguem entrar para a História.

Pode não ser uma descoberta bombástica, talvez até mesmo descartável para alguns, mas poderá causar um leve efeito sobre sua vida. E acredite, após a leitura de Desastre, é importante ficar ciente de que a absorção de uma simples informação já é o bastante para mudar um futuro inteiro.

S.G. Browne é um escritor norte-americano e criou um cenário no qual virtudes (Coragem, Honestidade, Verdade), pecados (Luxúria, Gula, Preguiça) e sentimentos (Amor, Raiva, Hostilidade) são seres imortais, que vivem na Terra no intuito de ajudar ou prejudicar os humanos pelos quais são responsáveis. Podem se transportar para qualquer parte do universo, ficar invisíveis, e não devem - em hipótese alguma - quebrar a primeira regra: interagir com seres humanos.

A trama é narrada por Fado (nome mortal: Fábio), personagem principal que tem a função de designar as sinas de mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Cansado de cuidar de tantas criaturas superficiais que tentam preencher seus vazios e fracassos pessoais com capitalismo, consumismo e traição, Fábio passa parte do tempo livre saciando seus prazeres sexuais com Destino (que, por sinal, é ninfomaníaca), almoçando com Gula, ou tendo raros encontros com Dennis (mais conhecido como Morte). E Deus, a entidade suprema que comanda todos eles, prefere ser chamado de Jerry.

O cotidiano de Fado ganha uma reviravolta com a chegada de uma nova inquilina no prédio em que reside. Sara Griffen, além de ser uma linda mulher, está na Trilha de Destino, o que significa que Fábio não pode ler sua sina. Apesar de somente sentir que ela está destinada a um futuro grandioso, algo de inexplicável e misterioso nela o atrai. Ambos se conhecem, se apaixonam e iniciam um romance proibido.

O que já parecia ruim, fica ainda pior. Além de quebrar a primeira regra e criar sentimentos afetivos por uma mulher mortal, colocando em perigo seu emprego e arriscando sua imortalidade, Fábio encontra no amor uma maneira de ajudar os humanos que estão em sua Trilha. Logo, ao modificar os futuros pelos quais estavam predestinados, ele também cria um efeito dominó de proporções cósmicas, capaz de desequilibrar o universo e causar uma confusão no Céu. Estará Fado preparado para assumir as responsabilidades de suas transgressões? O amor que ele sente por Sara, ainda que seja puro, poderá resistir à desaprovação de todos, incluindo a de Deus?

Em Desastre, S. G. Browne se destaca através de um texto leve e contemporâneo, nos transportando por várias ruas de Nova York e nos apresentando a um romance moderno e sem clichês. O enredo foi trabalhado com equilíbrio, sarcasmo e perspicácia, e o final é totalmente imprevisível e muito bem arquitetado. Virtudes, pecados, emoções, podem ser distintos e possuírem características únicas, porém são as ferramentas que constroem o caráter humano. Nós escolhemos o que queremos ser e fazer e, quando a decisão estiver difícil, é preciso lembrar: não importa o que aconteça, Fado e Destino estão aqui para se encarregar do resto. E seja o que Jerry quiser.

Um comentário:

  1. AMEEEEI a resenha! Que bom que gostou do livro, realmente é SENSACIONAL! Vou compartilhar com vc a minha por e-mail! Mais uma vez, parabéns! :)

    ResponderExcluir