terça-feira, 31 de maio de 2011

E após um ano, fez-se a constatação


Sempre repeti comigo mesmo que nunca faria um blog. Não por falta de coragem, ou por sofrer da síndrome da preguiça aguda, mas sim porque alimentar essa criatura virtual dá trabalho; exige tempo e, na maioria dos casos, muita criatividade. - Fragmento da primeira postagem do Menino das Letras, há exatamente um ano.


Poucos são aqueles que sabem disso, mas tudo começou com um trabalho de faculdade. Lá estava eu no 5º período do Curso de Letras pagando uma disciplina chamada Prática em Estudos Literários, quando em um belo dia a professora decidiu dividir a turma em grupos para uma tarefa bastante notável. A premissa era simples: cada grupo iria trabalhar um conto, analisá-lo de acordo com os princípios literários e expor os resultados diante da sala.

A problemática: meu grupo estava perdido feito cego em tiroteio. Confiamos que o tempo, com suas longas horas compostas pelos infinitos minutos, faria cair do céu nas nossas mãos algum conto de qualquer autor renomado... O tempo passou e nenhum conto que nos interessasse apareceu. Graças ao toque do destino, dias antes eu havia escrito um conto chamado A Menina que Matava Livros, e indaguei à professora se ele poderia ser trabalhado. Ela deu sinal verde, na condição de que o texto fosse publicado em algum lugar. Dominado por uma epifania descomunal, na mesma noite tive a ideia inusitada de criar um ambiente que não serviria somente para a divulgação do conto, como também para a exposição de textos futuros.

Naquela noite, contagiado pela euforia, não parei para imaginar as consequências daquele ato simplório. Jamais passaria pela minha cabeça que aquele espaço virtual ganharia um sentido, que o seu significado perpassaria pelos olhos, bocas e ouvidos de tantas pessoas. Mal sabia eu que aquela criação me renderia críticas, elogios e emoções. Assim foi e continua sendo. Na noite do dia 31 de maio de 2010, eu criei o Menino das Letras.

Antes de continuar, não posso deixar de fazer alguns agradecimentos: à professora Klébia de Souza, pelo consentimento em permitir que meu texto fosse trabalhado em sala. À Danielly Travassos, a mulher que me inspirou a escrever o conto. À meus amigos e familiares, por todas as vezes que vieram até aqui. E, é claro, à você, que semana por semana se dispõe a vir me visitar (Incluindo a garota que, no início deste mês, nos corredores da faculdade, disse-me que acompanhava cada postagem do blog). À todos, o meu sincero obrigado.

E agora iremos aos números. Gostaria de deixar claro que não estou tratando de suposições e tampouco faço isso com a intenção de me vangloriar. Os resultados numéricos que aqui serão apresentados são baseados em fatos reais e se algum dos cálculos estiver equivocado, será totalmente compreensível; um letrado na área da matemática é quase como um sinal de alerta nuclear.

Ao longo de 365 dias, o Menino das Letras teve 62 postagens (sim, estou contando com esta) e 42 comentários. Sua divulgação é feita por intermédio das redes sociais Orkut, Twitter, Facebook e Msn, e também já foi resultado de várias buscas no Google. O blog já foi visualizado por pelo menos uma cidade de quase todos os estados do Brasil e, o mais inacreditável, ultrapassou os mares; atingiu a América do Norte, África, Ásia e a Europa, tendo Portugal como o líder em acessos europeus. (Como prova disto, há o globo girando no lado direito da página).

Ao todo, foram mais de 3780 visualizações no decorrer de 52 semanas, dando uma média de aproximadamente 72 visitas semanais. Devo dizer que, para um letrado que há um ano não fazia a menor ideia de como dirigir um blog e que sequer imaginou que sua existência virtual fosse completar o ciclo de 8760 horas, esses resultados são de arrepiar. É irônico pensar que tais números sejam importantes para a história do Menino das Letras, uma vez que matemática nunca foi meu forte. Portanto, leitor(a), relaxe, divirta-se e sinta-se em casa para festejar este aniversário. Abra o champanhe e apague a luz; assim, todos juntos, em uníssono, cantaremos os parabéns e apagaremos a velinha.

3 comentários:

  1. Parabéns Léo!!!!
    Seu blog é muito criativo e com conteúdo.
    Continue assim!!!
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Coerente e objetivo, por vezes subjetivo mas sempre com a sua marca. Vivas ao 1º Niver do Blog Menino das Letras

    Os parabéns vão para sua fonte inexaurível de fachos de luz, aquela em os normais chamam de loucura, os mortais de criatividade, mas , nós os loucos, sabemos reconhecer, se tratar de POESIA.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meu velho!
    E que venha muitos outros anos! ;)

    Abraços

    ResponderExcluir