segunda-feira, 9 de maio de 2011

Luz dos Olhos




Aviso aos navegantes: preconceito é prejudicial à saúde. Ele muitas vezes distorce sua visão, cria uma falta de discernimento azeda e, em variados casos, insípida. O preconceito musical é bastante predominante entre os cidadãos; tentar socializar um roqueiro com um pagodeiro ou dançarino de axé às vezes é uma péssima ideia... Eu, por exemplo, admito que não simpatizo com alguns ritmos dançantes (mesmo porque a função de quase todos é somente fazer você dançar, e as letras não têm nada a acrescentar na sua vida). Neste caso, sim, o preconceito é compreensível.

O que não concordo e não consigo aceitar é o fato de algumas pessoas não terem a capacidade de separar o cantor da música. Não vou apontar dedos e citar nomes, mas alguns sujeitos - especialmente os religiosos - já me criticaram por eu escutar determinadas músicas. Ora, só porque o cantor é usuário de drogas suas canções necessariamente terão que fazer apologia ao uso de tais produtos químicos?

Francamente, há um abismo enorme entre a canção e o artista. É óbvio que a performance e a voz do cantor ou cantora são primordiais para dar vida à música e torná-la atrativa. Isto é irrefutável. Se fulano foi homossexual, se beltrano era alcoólatra e fumante, ou se sicrano tinha uma plantação de maconha para saciar o seu vício, pouco me importa. O importante de verdade é a letra que a canção carrega e a mensagem que nela está embutida.

Logicamente, o preconceito também vem da deficiência em interpretação de texto. E da falta dela, em casos mais gritantes. Grandes cantores nacionais (no sentido de cantarem bem), são ignorados e rejeitados por possuírem uma biografia, digamos, fora dos padrões comuns postulados pela sociedade. Cantores são feitos de carne e osso, mas as músicas ficam eternizadas nos ouvintes de cada geração da história.

O videoclipe de hoje foi tirado do Acústico MTV da cantora Cássia Eller, cuja música chama-se "Luz dos Olhos". A letra é bem romântica e não apela para o erotismo... Coisa que, hoje em dia, é raro de se ver.


Letra:

Ponho os meus olhos em você
Se você está
Dona dos meus olhos é você
Avião no ar
Dia pra esses olhos sem te ver
É como o chão do mar
Liga o rádio, a pilha à tv
Só pra você escutar
A nova música que eu fiz agora
Lá fora a rua vazia, chora

Os meus olhos vidram ao te ver
São dois fãs, um par
Pus no olhos vidros pra poder
Melhor te enxergar
Luz nos olhos para anoitecer
É só você se afastar
Pinta os lábios para escrever
A tua boca em minha
Que a nossa música eu fiz agora
Lá fora a lua irradia a glória

E eu te chamo
Eu te peço vem
Diga que você me quer
Porque eu te quero também

Faço as pazes lembrando
Passo as tardes tentando
Te telefonar
Cartazes te procurando
Aeronaves seguem pousando
Sem você desembarcar
Pra eu te dar a mão nessa hora
Levar as malas pro Fusca lá fora

E eu vou guiando
Eu te espero vem
Siga aonde vão meus pés
Porque eu te sigo também
Eu te amo
Eu te peço vem
Diga que você me quer
Porque eu te
Quero também

Nenhum comentário:

Postar um comentário