quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meme Literário


À medida que o tempo vai passando, percebo que ainda tenho muito o que aprender no mundo dos blogs. Por exemplo, não tinha conhecimento algum a respeito da existência de um Meme Literário. Sim, o Menino das letras recebeu uma indicação através do convite de Fábio C. Martins, do blog Folhetim Online. Obrigado mais uma vez, cara! Pois bem, vamos lá. Espero não decepcionar...


I - EXISTE UM LIVRO QUE VOCÊ LERIA E RELERIA VÁRIAS VEZES?


Muito provavelmente, de todos os livros que já li na vida (e não foram poucos), este é o que fica mais próximo da primeira colocação no patamar das releituras. Markus Zusak construiu uma história que me cativou de diversas maneiras e que de certa forma mudou minha percepção com relação a determinadas coisas. Com Ed Kennedy aprendi que também posso ser um mensageiro. Todos nós podemos. Mesmo já tendo lido duas vezes, não me arrependeria de ler outra vez e mais outra. De jeito nenhum.


II - QUE LIVRO VOCÊ GOSTARIA DE TER LIDO MAS QUE, POR ALGUM MOTIVO, NUNCA LEU?


O Mundo de Sofia já vem me perseguindo há um bom tempo. Primeiramente o título sempre me chamou a atenção. Depois o interesse ficou mais acentuado nas aulas de Filosofia no 1º período da faculdade, e após ler a sinopse a curiosidade só fez aumentar. Para completar, o livro entrou para o acervo do curso de Letras na biblioteca da faculdade. Mesmo assim, prefiro ter o meu.


III - QUAL O LIVRO QUE LEU CUJA ‘CENA’ FINAL VOCÊ JAMAIS CONSEGUIU ESQUECER?


Esta categoria me deixou na dúvida entre "A Cabana" e "O Caçador de Pipas". Entretanto, embora ambos tenham seus momentos dramáticos e emocionantes, nenhum deles chega aos pés do final de A Menina que Roubava Livros. É possível não sentir a tristeza da pobre Liesel Meminger em meio à paisagem devastada e apocalíptica da Segunda Guerra Mundial? A própria Morte, que narra a história, fica com pena da menina. Liesel encontrou-se com a Morte 3 vezes e sofreu com as consequências de cada um desses encontros... Rudy Steiner que o diga. Ainda estou para ver outro final tão cruel. "Os seres humanos me assombram".


IV - VOCÊ TINHA O HÁBITO DE LER QUANDO CRIANÇA? SE LIA, QUAL TIPO DE LEITURA?


Se eu tinha o hábito de ler quando criança? É quase a mesma coisa de perguntar a um padre se ele sabe rezar uma missa. É claro, foi na infância onde tudo começou. Graças aos gibis de Maurício de Souza que eu adentrei no universo da leitura, e as aventuras da Turma da Mônica preencheram o meu imaginário por um longo e inesquecível tempo. Tive que começar com eles, e talvez não seria tão marcante se tivesse sido de outro jeito. Disso jamais vou esquecer.


V - QUAL O LIVRO QUE ACHOU “CHATO”, MAS QUE AINDA ASSIM, LEU-O ATÉ O FINAL? POR QUÊ?

Um aviso para quem ainda não sofreu com isso: só porque um livro despertou a sua atenção, não quer dizer que ele irá te proporcionar uma leitura excepcional. Ok, o autor pode até escrever bem, mas não rola aquela química, entende? Li porque um dos protagonistas é Leonardo da Vinci e caí na ilusão de que esse fator renderia um enredo extraordinário. O suspense é posto na dose certa e isso faz com que você queira saber como terminará, contudo, francamente, tem uns diálogos cansativos... O livro é salpicado de mistérios e quando chega o momento da grande revelação, o clímax não agrada tanto. Para quem gosta de política, história, ciência e religião misturados em um só ingrediente, pode ser um prato cheio.


VI -INDIQUE ALGUNS DE SEUS LIVROS PREFERIDOS (Essa vai para os amantes da Literatura Infanto-Juvenil).

A) Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan;
B) As Chaves do Reino, de Garth Nix;
C) Diário de um Banana, de Jeff Kinney;
D) Harry Potter, de J.K. Rowling;
E) As Crônicas dos Kane, de Rick Riordan;
F) A Sétima Torre, de Garth Nix.


VII -QUAL LIVRO VOCÊ ESTÁ LENDO NO MOMENTO?


Na verdade eu não estou lendo nenhum livro no momento. Estou à procura de um que a faculdade pediu, e após este terei mais dois para ler. Desta forma, preferi optar por aquele que li por último, o primeiro volume de As Crônicas dos Kane. Rick Riordan, mais uma vez, deu um show de criatividade, misturando a mitologia egípcia com o contemporâneo. Demonstrou que pesquisou intensamente para dar vida à história dos irmãos Kane e nos mostrar um pouco da cultura do povo egípcio. Ação e aventura são alguns de seus sinônimos. Esse cara vai longe...



É isso. Espero ter feito alguém se interessar por pelo menos um destes livros.

OBS: Lembrando que alguns dos livros citados acima possuem resenhas críticas aqui no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário