quarta-feira, 25 de maio de 2011

Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas



"Não é pelo desafio. É pela jornada".


Há alguns anos, as trilogias eram uma ótima forma de se fazer dinheiro em Hollywood. Bastava um filme ser aclamado pelo público e arrastar alguns milhões de pessoas ao cinema que já era motivo de se pensar numa continuação. Quanto maior fosse o lucro, maior eram as chances de se fazer outras sequências. Mas a tendência é que a indústria cinematográfica evolua, e logo ficou claro que trilogias não seriam mais o suficiente.

A moda agora é que as franquias ultrapassem o número de 3 filmes, e isso está se espalhando feito febre: Resident Evil, Jogos Mortais, Premonição e os mais recentes Pânico 4 e Velozes e Furiosos 5 são apenas alguns dos exemplos, pois no momento a bola da vez é o quarto filme da série Piratas do Caribe. O Capitão Jack Sparrow está de volta e desta vez navegará em marés estranhas para ir de encontro à Fonte da Juventude.

Para que você não se sinta um peixe fora d'água, irei situá-lo(a) na história. No final de Piratas do Caribe - No fim do Mundo, vemos Jack zarpar em um barquinho rumo ao horizonte em posse de um mapa que supostamente o levaria à mítica Fonte. Neste novo filme, o irreverente pirata continua em sua busca, porém vê-se diante de um empecilho: algum impostor anda espalhando aos sete ventos que é Jack Sparrow e que está recrutando marujos para uma expedição.

A coroa inglesa interessa-se pelo assunto e captura o verdadeiro Jack na esperança de obter o mapa. A surpresa: Barbossa deixou de ser pirata e agora trabalha para os ingleses, visto que o Pérola Negra foi roubado. Após muita correria e explicações minuciosas, Sparrow reencontra-se com Angélica (Penélope Cruz), um romance antigo, e logo em seguida é convocado para fazer parte da tripulação do navio A Vingança da Rainha Ana. À bordo, além de perceber que está sendo usado por Angélica para chegar até a Fonte, descobre que ela é filha do lendário pirata Barba Negra.

O círculo de interesses é logo estabelecido; cada um quer a Fonte para si, seja para ganhar mais anos de vida, seja para obter vingança, seja para evitar uma morte profetizada. A Inglaterra e a Espanha também estão na corrida em busca da água sagrada, cada qual com suas razões específicas. Embora seu motivo perca um pouco de significado diante de tantos outros, a participação de Jack ganha sentido quando ele passa a ser o encarregado de encontrar o caminho que os levará à Fonte. O problema é que um ritual terá que ser realizado com dois cálices: a mistura da água da vida com a lágrima de uma sereia dentro de um, e no outro uma passagem direto para a morte. Para se obter uma vida mais longa, outra precisará ser sacrificada.

O quarto filme da franquia foi dirigido por Rob Marshall e é por isso que algumas mudanças em relação aos outros são perceptíveis. Vemos aqui poucas cenas de ação e uma ausência de dinâmica, consequência do baixo orçamento. Ainda que a trama seja boa e divertida, há a falta de antigos personagens, e os novos que foram inseridos têm seus brilhos ofuscados pelo talentoso Johnny Depp. Portanto, não espere muita coisa de Penélope Cruz e muito menos do novo casal romântico; um missionário que se apaixona por uma sereia, cuja importância na história é tão irrelevante que os roteiristas nem se preocuparam em explicar o que foi feito dos dois no final do longa.

De fato, como já era de se esperar, Jack Sparrow carrega nas suas costas - e com facilidade - este quarto capítulo que mais parece um filme solo. Apesar de não possuir efeitos especiais majestosos como nos seus predecessores, Navegando em Águas Misteriosas nos relembra o porquê de Piratas do Caribe ser tão bom. A mistura do real com o fantasioso sempre foi o ponto forte da franquia, além da inteligência por trás das loucas trapalhadas do Capitão Jack Sparrow. Um pirata que, ao que tudo indica, ainda tem muita água para desbravar.


Trailer (DUBLADO):

3 comentários:

  1. Concordo, um filme medíocre com um ator que traz a multidão. Espero que no próximo, se houver, as cenas de ação e um enredo melhorado façam a vez, pois esse último foi uma desgraça.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pra mim a unica coisa que tem que ser feita no minimo é outro filme ( continuação deste último), para explicar o que aconteceu com o micionário e sareia, e também com angélica...

    ResponderExcluir