domingo, 17 de abril de 2011

VIPs



"Eu não sou bandido. Eu sou piloto".


É difícil negar e também não é fácil de admitir, mas existem sujeitos que possuem um vazio profundo no interior de suas almas. A falta de personalidade, o complexo de perseguição e a baixa auto-estima não são meras fantasias. Elas vivem espalhadas pela sociedade, embutidas por baixo das máscaras das pessoas. Não estou querendo dizer que ter uma dessas características é um crime mortal, o problema real é quando tais distúrbios são levados aos limites extremos da razão, resultando em consequências irreversíveis.

VIPs é um filme baseado em fatos reais, em que Wagner Moura interpreta um dos maiores golpistas e estelionatários da história do Brasil, Marcelo Nascimento da Rocha. Um de seus maiores triunfos foi realizar a proeza de se passar pelo filho do presidente da Gol durante o carnaval de Recife, isso sem contar com as diversas identidades falsas adquiridas ao longo de todas as atividades ilegais.

O filme, dirigido por Toniko Melo, utilizou-se de um roteiro com elementos ficcionais justamente para desmontar a imagem de pilantra que Marcelo ganhou por todo país, mostrando-o como um rapaz simples, tímido, sem amigos, inteligente e cujo hábito predileto é imitar os outros. O típico perfil estereotipado de alguém que é excluído e rejeitado de determinados grupos sociais. Os produtores agiram com ousadia e perspicácia ao abordar um tema psicológico, pois esta escolha revela a inovação pela qual o cinema nacional vem passando na atualidade.

O fato de ser filho único, ter um pai ausente e uma mãe focada no trabalho, impulsiona Marcelo a querer sair daquela realidade, alimentando a tão sonhada ascensão social. Unindo o útil ao agradável, ou seja, seu sonho de ser piloto com sua mania frenética de imitar as pessoas, ele traça um rumo para trabalhar em um aeroclube, largando de vez sua verdadeira identidade. Ele troca de pele, experimenta-se em diversas personalidades até encontrar aquela que o deixe mais confortável. E a mentira, sua fiel escudeira, faz com que ele escape de várias encrencas.

Acontece que a mentira tem perna curta, e Marcelo descobriu isso da pior maneira. A convicção é a bengala que o sustenta. Marcelo não interpreta personagens, ele é os personagens. Sua vontade de acreditar na ilusão, sua persistência em não querer despertar do sonho, é o ponto de partida para que ele esqueça de onde veio e quem realmente é. Aquilo que no princípio parecia uma estratégia brilhante, transformou-se na loucura de uma mente delirante (O cara chega ao ponto de imitar Renato Russo quando canta uma música de Legião Urbana).

A figura do pai, que vez ou outra aparece em momentos críticos, serve para instigar o filho a praticar atitudes que permitam que ele se torne um piloto profissional. Aeronaves são palavras bastante fluentes no vocabulário de Marcelo e também no roteiro do filme. Durante todo o longa somos cercados pela fixação por aviões e helicópteros, e o Marcelo da vida real chegou a ser piloto de um grupo traficante.

VIPs é um filme que mostra o declínio de um ser humano na tentativa de buscar uma identidade que preencha seu vazio. É uma reflexão a respeito da procura de uma personalidade fantasiosa que acorrentou a sanidade de um rapaz sonhador. O verdadeiro Marcelo enganou e roubou intencionalmente, por pura diversão, enquanto o Marcelo do filme queria apenas ser alguém. E como um piloto de verdade, ao menos uma vez ele conseguiu alçar voo, tocar as nuvens, e sofrer uma trágica queda em direção ao chão.


"Olhe no meu olho e veja se estou mentindo".

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário