sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Heróis do Olimpo - O Herói Perdido


"Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos às Portas da Morte afinal".   


O ciclo da vida é composto por teorias que defendem a continuidade, seja por meio da reprodução ou no modo de ver a morte como a oportunidade de permitir que outro organismo nasça. Uma supernova, por exemplo, ao explodir, libera elementos químicos que podem gerar vida para uma nova estrela ou até mesmo luas e planetas. Acredito que deveria ser assim na literatura; ao passo que uma trama é encerrada, uma nova história se prepara para nascer. 

Rick Riordan, consagrado autor texano, parece pensar dessa maneira. No final da saga de Percy Jackson, no livro O Último Olimpiano, ele deu sinais de que uma continuação estava por vir. Confesso que, inicialmente, achei um pouco improvável; afinal, esse cara não para de escrever? Fui pego pela surpresa ao descobrir que Riordan deu início a mais uma série, Os Heróis do Olimpo, no qual o primeiro volume – O Herói Perdido – nos transporta de volta ao cotidiano dos guerreiros semideuses.

Aqui somos apresentados a novos personagens. O enredo começa com Jason, afetado pela amnésia, despertando dentro do ônibus da escola. Está ao lado de Piper McLean, garota que diz ser sua namorada, e de Leo Valdez, seu suposto melhor amigo. Sem saber quem era e o que fazia ali, ele e seus colegas logo são atacados por espíritos da tempestade e em seguida resgatados por uma menina chamada Annabeth (personagem que os leitores conhecem muito bem), que se intitula filha de Atena. 

O trio é levado para o Acampamento Meio-Sangue, onde velhos personagens reaparecem, como Quíron e Rachel Dare. Partindo do princípio da obviedade, cada um deles descobre que é descendente de um deus olimpiano. Leo é filho de Hefesto, o que explicava sua habilidade de criar coisas mecânicas e sentir a capacidade das máquinas, incluindo a evidência de conseguir produzir fogo com as mãos. Piper é filha de Afrodite e sempre teve uma capacidade de persuasão bastante acentuada. E Jason descobre ser filho de Júpiter (Zeus, para os gregos) e tem a habilidade de voar. 

Como de costume, há algo de muito errado acontecendo. Percy Jackson, filho de Poseidon, está desaparecido e o Monte Olimpo foi fechado, revelando que os deuses se retraem por alguma razão desconhecida. Graças a Profecia citada pelo novo Oráculo – e também às visões estranhas que somente o trio possui – os heróis descobrem que a deusa Hera foi raptada e está servindo como fonte de energia para que um antigo gigante possa se reerguer. Um gigante mais poderoso até que Cronos, o Titã do Tempo. 

O trio embarca na missão de resgatar a deusa, montados em um dragão de ferro batizado de Festus. Durante essa jornada, é possível sentir o enorme clima de suspense que Rick cria e, infelizmente, algumas respostas serão respondidas apenas nos livros seguintes. No entanto, o psicológico dos personagens é muito bem desenvolvido: Leo sente-se culpado pela morte da mãe quando ainda era uma criança; Piper nunca tivera uma vida de fato normal por ser filha de um astro famoso do cinema e agora receia precisar trair seus amigos para poder se salvar; e Jason, além de ter a estranha mania de chamar os deuses por seus nomes romanos, não tem ideia de quem é, das coisas que fez no passado, e do papel que irá desempenhar nesta aventura. 

Ainda que O Herói Perdido seja um livro bom, do mesmo jeito que Riordan sabe descrever momentos de tensão, ele também deveria amenizar o humor do enredo. Em muitas situações sérias, de perigo quase mortal, a comédia está sempre presente de alguma forma. É compreensível, visto que a temática é infanto-juvenil, mas um pouco de seriedade ajudaria. Isto, certamente, não altera o resultado final e comprova que a saga Os Heróis do Olimpo veio com força total. O ciclo literário realmente existe, e uma história termina para que outra possa começar.

Um comentário:

  1. Demais amei sou super fã da Saga percy Jackson e os Olimpianos, e fã do Riordan tambem sou ainda fã iniciantenpois só li uma saga mas estou louca para ler essa, e apesar de ser super fã de mitologia grega quero ler saga que tem a ver com o Egito, deve ser bem legal aguardo!!!!!

    ResponderExcluir