sábado, 25 de junho de 2011

Iridescent





É incrível como a música, ao longo da vida, nos coloca em circunstâncias repetitivas que muitas vezes não prestamos atenção. Não importa qual seja seu estilo musical padrão ou quantas bandas você adora; sempre que se realiza o ato de escutar um álbum, há 2 ou 3 canções que se destacam e entram para o grupo seleto do paladar auditivo. E quando o ritual entre música e ouvido é selado, a repetição torna-se tão corriqueira quanto dormir de olhos fechados.

Claro que a pessoa que ama música não se incomodará com o grau de repetição e com o gasto de tempo causado por ela. Afinal, por mais que você escute milhares de vezes a mesma canção (ao ponto de enjoar-se dela), o mais importante é o significado que ela lhe transmitiu; os momentos que te fez recordar, as pessoas que te fez lembrar. É quase mágico o sabor das nuances que uma música é capaz de proporcionar.

Quando eu escutei A Thousand Suns pela primeira vez, das 15 faixas presentes no CD, apenas uma conseguiu me tirar do chão. Não estou falando simplesmente por tratar-se de uma banda que acompanho há quase 10 anos, mas porque, de fato, a música é linda. De todos os quatro álbuns de estúdio do Linkin Park, talvez "Iridescent" seja a canção mais bonita produzida pelo grupo.

Infelizmente, o videoclipe postado não contém a versão original da música e ainda por cima é repleto de mensagens subliminares, o que, de certa forma, é triste e decepcionante. A letra enfoca dramas pessoais e o clipe faz referências ao filme Transformers: O Lado Oculto da Lua, o qual estreia semana que vem e tem Iridescent como integrante da trilha sonora.

Por mais que muitos não concordem e me critiquem por isso, não consigo deixar de ver beleza em Iridescent. No caso dela, a repetição é primordial. E, se de alguma maneira ela tocar você ou apenas causar um momento de reflexão repentina, então garanto: é porque merece a oportunidade ser escutada mais uma vez.


Letra:

Iridescent

When you were standing in the wake of devastation
When you were waiting on the edge of the unknown
And with the cataclysm raining down
Insides crying, "Save me now"
You were there impossibly alone

Do you feel cold and lost in desperation
You build up hope but failure's all you've known
Remember all the sadness and frustration
And let it go
Let it go

And in a burst of light that blinded every angel
As if the sky had blown the heavens into stars
You felt the gravity of tempered grace
Falling into empty space
No one there to catch you in their arms

Do you feel cold and lost in desperation
You build up hope but failure's all you've known
Remember all the sadness and frustration
And let it go
Let it go

Tradução:

Iridescente

Quando você estava em pé no meio da devastação
Quando você estava esperando na beira do desconhecido
E com o cataclisma chovendo
Por dentro chorando, "Salve-me agora"
Você estava lá incrivelmente sozinho

Você sente frio e perdido em desespero
Você constrói a esperança, mas o fracasso é tudo que você conheceu
Lembre-se de toda a tristeza e frustração
E deixe-a ir
Deixe-a ir

E em uma explosão de luz que cegou todos os anjos
Como se o céu tivesse explodido o paraíso em estrelas
Você sentiu a gravidade da graça suave
Caindo em um espaço vazio
Ninguém lá para pegá-lo em seus braços

Você sente frio e perdido em desespero
Você constrói a esperança, mas o fracasso é tudo que você conheceu
Lembre-se de toda a tristeza e frustração
E deixe-a ir
Deixe-a ir

3 comentários:

  1. Eu percibi q no clip tem vários símbolos maçônicos, será q isso torna o Linkin Park uma banda maçônica? Pq até o próprio simbolo é um triângulo

    ResponderExcluir
  2. Eu percibi q no clip tem vários símbolos maçônicos, será q isso torna o Linkin Park uma banda maçônica? Pq até o próprio simbolo é um triângulo

    ResponderExcluir
  3. Olha Aline, não da pra afirmar, mas tudo indica que sim e nos leva a pensar que o suicídio do Chester teve muito mais do que o trauma dele na infância... O simbolo da banda é conhecido como "Valknut", conhecido como "Nó dos mortos" que está relacionado com o culto aos mortos e a Odin. Nessa música "Iridescent" a letra aparentemente faz referência a queda de lucifer, bem como sua expulsão, do céu no trecho "E em uma explosão de luz que cegou todos os anjos, Como se o céu tivesse explodido o paraíso em estrelas, Você sentiu a gravidade da graça suave, Caindo em um espaço vazio, Ninguém lá para pegá-lo em seus braços". Sem contar o vídeo que é super carregado de mensagem subliminar, do começo ao fim. A sensação é de tristeza, pq sempre ouvi todas músicas do Likin Park, sempre curti de mais o trabalho deles, inclusive quando o Chester morreu, fiquei muito triste, mesmo! Se perguntando, pq alguém tão talentoso (FODA NÍVEL HARD) iria se matar, mesmo com seus demônios, como a banda disse, claro que fazendo referência a seus traumas, não de fato a demônios, ou pode ser um duplo sentido aí também, não tem como sabermos. Mas em fim, daí então comecei a ver mais os video clipes e olhar as traduções, quando vi essa Iridescent, foi triste. Nada nesse mundo é por acaso, temos que entender isso, não quero afirmar nada, o papel de julgar não cabe a mim, mas os fatos estão aí e como eu disse: nada é por acaso.

    ResponderExcluir