sábado, 12 de fevereiro de 2011

Leonardo e a Invenção Mortal



"Bem, se é uma era de maravilhas... Então, talvez tudo o que a gente consiga imaginar seja possível. Talvez um dia algum homem até aprenda a voar".


Viajar para o passado através das páginas de um livro é quase sempre uma experiência agradável. Se o enredo for empolgante, se a trama conseguir envolver-te, transportando você para um país europeu do século XV, o passeio terá valido a pena. Muitos dizem que é preciso conhecer o passado para se preparar para o futuro, portanto, se você é ou conhece alguém que tem a cabeça voltada para o futuramente, cuidado: o futuro é incerto, é perigoso. Pode te preparar uma arapuca das grandes.

Confesso que é importante ter um certo embasamento a respeito do passado; sempre é bom ter mais conhecimento, principalmente quando ele é adquirido por meio de uma aventura que mistura ficção com realidade, coisa muito mais divertida do que uma aula monótona de História. Foi isto que acabei percebendo ao adentrar nas páginas de Leonardo e a Invenção Mortal.

Estamos em Florença, 1466. O jovem Leonardo da Vinci é um rapaz que trabalha como ajudante na oficina do renomado artista Andrea del Verrocchio. Como todo aprendiz, ele tem o desejo de aprender o máximo possível com seu mestre para que, um dia, torne-se um artista tão famoso quanto. Leonardo é um garoto incompreendido. Além do fato de ter vindo do campo, muitas pessoas o mantém isolado por possuir hábitos incomuns; observar os pássaros voando, analisar o movimento das asas batendo contra o ar... Fazer desenhos de máquinas munidas de alavancas, válvulas, engrenagens...

Devido a tal incompreensão, ele era privado de fazer muitas das coisas que mais gostava, inclusive pintar. Se as pessoas soubessem o que o destino reservava para aquele menino... Mas voltemos ao enredo. Tudo que Leonardo quer é ter a chance de mostrar seu talento a alguém, ser reconhecido como artista perante a sociedade. Logo a atenção de todos recai sobre ele, embora não da maneira que desejava. Leonardo acaba sendo testemunha ocular de um assassinato e sem querer torna-se o culpado por tal homicídio.

Acontece que ser acusado de um crime que não cometeu não é o bastante. Sempre há algo mais. Leonardo descobre que uma conspiração, sob a liderança de um homem chamado Neroni, está sendo formada para tirar do poder Pedro di Médici, o maior mecenas de Florença. Como se já não bastasse, tal assassinato será concretizado por meio de uma máquina cujo desenho só Leonardo teve acesso. Agora, com a ajuda do amigo Sandro Botticelli e da escrava Fresina, Leonardo tem como objetivo descobrir que espécie de máquina mortal é esta antes que a cidade de Florença seja tomada por um novo governante.

O ponto forte do livro é justamente a união que o autor Robert J. Harris faz da ficção com a realidade. É realmente verdade que em 1466 uma conspiração estava sendo tramada para tirar os Médici do poder. Isso sem contar com as descrições minuciosas dos locais e com o mapa de Florença nas páginas iniciais. Não espere achar aqui uma ficção fantasiosa, com uma máquina mortífera que irá dizimar toda a cidade... O autor fez bem em limitar os avanços mecânicos aos padrões da época.

Outro fato importante que preciso mencionar é o profundo estudo que o autor fez da vida de Leonardo da Vinci. No livro somos levados à pequena vila onde Da Vinci nasceu, chegamos até a conhecer sua família. O autor também dá vários sinais da genialidade que Leonardo vai desabrochando ao longo de toda obra, fortalecendo a ideia de que a mais imprevisível das pessoas pode se transformar em um dos grandes ícones da humanidade.


Email: meninodasletras@bol.com.br
Twitter: @meninodasletras

4 comentários:

  1. nossa incrivel e uma viagem onde ninguem nunca imaginou , muito bom saber um pouco da cultura de Florenca na epoca como funsionava a democracia e entender um pouco de como Leonardo penssava , muito enteresante a historia , recomendo a todos e principalmente quem ama a historia em si . . .

    ResponderExcluir
  2. cara adorei tudo.voce consegue ver coisas que eu nao percebi ao ler este livro quatro vezes.vou ler de novo e vou anotar tudo.a historia de da vinci me empolga muito e talvez por isso eu nao tenha prestado muita atencao.mais uma coisa eu me inspirei mais naquela frase que ele diz ao seu amigo sandro botticelli que e quando uma oportunidade cruzar o seu caminho agarrea com as duas maos antes que alguem a roube

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro,vc se prende desde a primeira página até o fim,é imprecionante o talento e a inteliência do jovem Leonardo,desdde q começei a ler esse livro me interessei pelas obras de Leonardo da Vinci,é um ótimo livro para se ler...

    ResponderExcluir
  4. gente me ajuda amanha ..segunda-feira eu terque falar sobre esse livro pro meus amigos na sala de aula manden um resumo pra mim ..obrigada a todo bjx

    ResponderExcluir