sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita



"Nada neste mundo é de graça. Nem mesmo a graça de Deus".


Todo herói precisa passar por uma jornada. Um estímulo que o força a querer alcançar um determinado objetivo, a traçar um plano à conquista ou à procura de algo. E no meio do caminho, há a jornada. É quase como se fosse lei, ou pelo menos deveria ser. Um processo onde o herói se modifica, se auto-conhece, se define. Enfrentar a jornada é uma maneira que o herói tem para conseguir progredir.

A jornada de um herói nunca deve ser fácil. Se fosse, não teria graça e tampouco emoção. Herói precisa fazer escolhas difíceis, herói precisa aceitar o seu destino, herói encara a morte diversas vezes. Mas também existem alguns heróis que são vítimas da própria trama, que os obriga a iniciar a jornada mesmo sem querer e, sobretudo, quando não há mais ninguém a quem recorrer. É compelido a assumir o seu papel e a ir em busca da sua missão. Este é o caso de Mattie Ross, uma heroína osso duro de roer e que realizou a façanha de me mostrar qual é a verdadeira Bravura Indômita.

Bravura Indômita é o mais recente filme dos irmãos Coen, mesmos diretores do premiado Onde os Fracos Não Têm Vez (longa já comentado aqui no blog) e, igualmente ao seu predecessor, recebeu indicações ao Oscar; para ser mais preciso, 10 indicações, comprovando que os caras realmente levam o trabalho a sério e com muito gosto. Aqui somos apresentados a uma garota de 14 anos, cujo pai é morto por um fora-da-lei chamado Tom Chaney.

O assassinato do pai é o ponto de partida para o início da jornada de Mattie Ross, interpretada pela estreante Hailee Steinfeld (indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante). Apenas com um irmão mais novo e com a mãe consumida pela dor da perda, Mattie vê-se à frente dos negócios da família. Além de cuidar do funeral do pai e da venda de alguns pôneis, ela planeja colocar em prática, com bastante ousadia, a sua sede por justiça. Para isso precisará encontrar um homem dotado de coragem e, no mínimo, de uma intensa crueldade, para que a captura do assassino seja feita sem vestígio de piedade.

Ela decide então contratar por 100 dólares o xerife Rooster Cogburn, um velho com fortes tendências a cigarro e bebida, interpretado por Jeff Bridges (indicado, pelo segundo ano consecutivo, ao Oscar de Melhor Ator). Acontece que Mattie não é a única que quer ver Tom Chaney pendurado na forca; LaBoeuf (Matt Damon), o Texas Ranger - uma denominação para uma das ramificações dos policiais dos EUA - , procura Chaney pela culpa de um outro homicídio e logo junta-se à comitiva desta corajosa empreitada.

As cenas em que o velho, a garota e o oficial estão juntos funcionam perfeitamente pelo simples fato do trio possuir uma química poderosa e atraente. De longe, é como se a relação deles fosse de um avô com sua neta, e de um tio com sua sobrinha. E talvez a ideia a ser transmitida para o público seja justamente essa. É cômico ver como os dois homens fazem questão de disputar a atenção da menina, tentando provar qual deles é melhor no gatilho, por exemplo. Como pano de fundo deste triângulo nada convencional, há um dos grandes trunfos do filme: a trilha sonora. A música instrumental e melancólica que toca nos momentos de destaque de Mattie exprime a valentia indomável que há em seu coração, e que seus dois companheiros fazem questão de fingir ignorar.

O mais irônico, e provavelmente é aí onde reside a moral do filme, é ver que no final das contas são os dois marmanjos que passam a admirar e a respeitar a garota. A bravura descrita no título da película não está lá só porque é um nome bonito; ela permeia todo o longa, em cada atitude destemida da heroína, seja lutando contra a correnteza do rio mais forte ou encarando o assassino mais temido. A jornada de Mattie Ross é alimentada pela vontade de honrar a memória de seu pai, é o que vai construindo sua identidade heroica. A sua bravura indômita não está no fato de tentar cumprir o que prometeu, mas sim de cumprir literalmente com a sua palavra, determinada e sempre decidida, até o fim.


"O tempo vai se afastando cada vez mais de nós".

Link do Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=AfCWTEPEh6Q.

Nenhum comentário:

Postar um comentário