sexta-feira, 14 de junho de 2013

Edward Mãos de Tesoura



A figura de um anti-herói é muito mais sombria e emblemática do que a de um herói comum. Geralmente um personagem desta estirpe sofre preconceitos sociais, é subestimado, ignorado ou humilhado, e muito dificilmente adquire algum reconhecimento ou prestígio por parte da sociedade. E quando o anti-herói se personifica em um semblante grotesco e bestial, a situação na qual ele se encontra sempre tem a tendência de ir de mal a pior. 

Podemos ver tais exemplos em obras como O Corcunda de Notre Dame e A Bela e a Fera, em que os protagonistas tiveram que galgar um caminho preenchido essencialmente por obstáculos e, sobretudo, pela vontade de aceitação. Talvez tenha sido inspirado em contos famosos iguais a estes que Tim Burton escreveu o roteiro de Edward Mãos de Tesoura, assim como também o dirigiu. 

Em uma pequena cidade dos Estados Unidos, Peg Boggs (Dianne Wiest) tenta ganhar a vida vendendo produtos da Avon. Cansada por transitar de casa em casa sem conseguir lucro algum, ela resolve visitar o velho casarão que fica no topo de uma colina na área mais esquecida da comunidade. Lá ela encontra o macilento Edward (Johnny Depp), um homem que é o resultado inacabado de uma experiência e que possui tesouras no lugar das mãos.


Peg, compadecida por Edward, leva-o até sua casa para que ele possa conviver com a sociedade. Logo o roteiro começa a revelar suas características de um conto clássico; Edward tenta se adaptar à sua nova condição ao passo que chama a atenção da população por suas habilidades excepcionais. Ele se torna o jardineiro de toda a vizinhança e passa a tosar os cachorros e a cortar os cabelos das mulheres, chegando a quase ganhar um salão para desenvolver sua arte.

Mas apesar de toda a atenção e afeto que aparentemente Edward recebeu dos cidadãos, restava obter o carinho de uma pessoa: Kim (Winona Ryder), filha de Peg. E temos então a criatura apaixonada pela donzela e, consequentemente, pagando o preço por isso; sendo vítima de um ardiloso plano, toda a aceitação que Edward adquiriu da cidade passa a se dissolver e isso se reflete em atos de rebeldia e violência, culminando a um final que muitos já conhecem.


Lançado em 1990, Edward Mãos de Tesoura é o primeiro filme em que Tim Burton firmou sua parceira com Johnny Depp, a qual perdura até hoje. Com uma trilha sonora erudita, cuja bela melodia nos faz acompanhar Edward em sua lânguida jornada, a película, embora tenha algumas falhas perceptíveis em uma análise atualizada, marcou sua época e entrou para lista dos maiores clássicos que a Sessão da Tarde foi capaz de exibir. 

Edward Mãos de Tesoura é mais um daqueles filmes que merecem ser lembrados por anos, e não somente pelo seu conteúdo didático e metafórico; há uma forte crítica social, mostrando o caráter raso, a hipocrisia e a falsidade de pessoas que se julgam normais quando na verdade a maior anomalia está dentro delas. Johnny Depp entrega aqui uma de suas performances mais comoventes e cativantes, provando que a humildade, sem qualquer tipo de intrepidez, é capaz de humanizar a mais grotesca das criaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário