sexta-feira, 28 de junho de 2013

2013.2 vem aí!



No final do ano passado, o Menino das Letras listou uma sequência de filmes que estreariam no primeiro semestre. Grandes produções cinematográficas aguardadas ansiosamente pelos cinéfilos. Agora chegou a vez de listar os filmes que estrearão em 2013.2, o qual, ao que parece, promete muita coisa boa.


O Homem de Aço

Na trama, Clark Kent/Kal-El (Henry Cavill) é um jornalista de vinte e poucos anos que se sente alienado por poderes além da imaginação. Transportado de Krypton (um planeta alienígena avançado) para a Terra anos atrás, Clark se pergunta “Por que estou aqui?”. Moldado pelos valores de seus pais adotivos Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark logo descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões extremamente difíceis. E quando o mundo é atacado, Clark deve se tornar o herói conhecido como “Superman”, não só para brilhar como o último raio de esperança, mas para proteger aqueles que ama.


O Cavaleiro Solitário

Na trama de O Cavaleiro Solitário, que envolve a conquista do Oeste e a construção de ferrovias por magnatas inescrupulosos, o espírito guerreiro do nativo americano Tonto (Johnny Depp) narra as histórias que transformaram John Reid (Armie Hammer), um homem da lei, em uma lenda da justiça – enquanto os dois heróis improváveis precisam aprender a trabalhar juntos e lutar contra a ganância e a corrupção.

Círculo de Fogo

O filme mostrará a batalha dos humanos contra criaturas monstruosas chamadas Kaiju - o termo que designa os monstros colossais do cinema japonês. Para combater os inimigos, os homens criaram uma arma especial, os Jaegers - robôs gigantes que são controlados por dois pilotos cujas mentes ficam conectadas por uma ponte neural. A fúria dos Kaiju começa a sobrepujar os humanos, que se veem perto da derrota. A última esperança são dois improváveis heróis, um ex-piloto (Charlie Hunnam) e uma cadete sem experiência (Rinko Kikuchi), designados para pilotar um Jaeger lendário no passado mas hoje aparentemente obsoleto.


Kick-Ass 2


A insana bravura de Kick-Ass (Aaron Taylor-Johnson) inspira uma nova leva de super-heróis independentes. Na última vez que foram vistos, Hit Girl (Chlöe Grace Moretz) e o jovem vigilante Kick-Ass tentavam viver suas vidas normalmente como Mindy e Dave. Com a formatura do colégio se aproximando e incerto sobre seu próximo passo, Dave decide começar a primeira liga de super-heróis ao lado de Mindy. Infelizmente, quando Mindy é flagrada como Hit Girl, ela é forçada a se aposentar -o que a deixa sozinha e sem recursos no assustador mundo das garotas malvadas do colégio. Sem ninguém a quem recorrer, Dave junta forças com a Justice Forever, liga de super-heróis amadores liderada pelo ex-mafioso Coronel Estrelas (Jim Carrey). Quando eles começam a fazer diferença nas ruas, o primeiro vilão do mundo, Red Mist rebatizado como Motherf*cker (Christopher Mintz-Plasse), forma a sua liga do mal e coloca em prática um plano fazer Kick-Ass e Hit Girl pagaram pelo que fizeram com seu pai. Há apenas um problema com o esquema maligno: Se você mexer com um membro da Justice Forever, você mexe com todos os membros da liga. 

Carrie: A Estranha

Roberto Aguirre-Sacasa escreve o remake, estrelado por Chloë Moretz. O livro original, lançado em 1974, foi o primeiro romance publicado de Stephen King e conta a história de uma adolescente com poderes telecinéticos, filha de uma mãe religiosa, que é atormentada quando menstrua pela primeira vez e vira alvo de escárnio no colégio. 
 
Thor 2: O Mundo Sombrio

A trama seguirá o Deus Trovão (Chris Hemsworth) em uma aventura por "outros mundos" ao lado de Lady Sif (Jaimie Alexander) e outros asgardianos. Natalie Portman, Tom Hiddleston, Idris Elba, Ray Stevenson, Tadanobu Asano e Anthony Hopkins retorna para a sequência. Zachary Levi substitui Joshua Dallas no papel de Fandral. 

Jogos Vorazes: Em Chamas

Jogos Vorazes - Em Chamas dará continuidade a história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), depois que os tributos do Distrito 12 vencem os jogos. Na trama de Jogos Vorazes - Em Chamas, enquanto uma rebelião contra a opressiva Capital é iniciada, Katniss e Peeta (Josh Hutcherson) são obrigados a participar de uma edição especial dos Jogos Vorazes, o Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos. 

O Hobbit: A Desolação de Smaug

Na história de O Hobbit, trilogia que adapta a obra de J.R.R. Tolkien, o mago Gandalf (Ian McKellen) e os 13 anões que formam sua companhia contratam Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). É nessa aventura que Bilbo encontra o Um Anel que desencadeia a trilogia O Senhor dos Anéis.

Fonte das Sinopses: Omelete. 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Wolverine Noir


Meu pai costumava dizer: ‘um homem sabe o que é o inferno. É isso o que nos separa dos animais’”. 

Tenho um pecado a confessar: como fã de quadrinhos, eu não conhecia a estética noir. Fato que, por sua vez, é um grande demérito, tendo em vista que esta linha aborda os clássicos heróis sob uma nova perspectiva, e isso é algo que até os leigos deveriam se dar ao trabalho de conhecer. 

Publicado no Brasil em 2011 pela editora Panini Books, Wolverine Noir é um quadrinho roteirizado por Stuart Moore e ilustrado por C.P. Smith. O estilo narrativo noir apresenta heróis mundialmente conhecidos de uma maneira mais sombria e realista. E, portanto, com Wolverine não seria diferente. Aqui a história é ambientada em uma Nova York de 1937 e Logan, sem os trajes característicos e corriqueiros que o deixaram tão famoso, transforma-se em um renomado detetive. 

Parecia ser um dia comum como qualquer outro, quando Logan recebe em sua agência a visita de Mariko Yashida. A mulher misteriosa lhe oferece um serviço aparentemente inusitado: investigar um homem chamado Victor Creed. Este é o fio condutor para a narrativa ir de encontro a alguns enigmas, uma vez que após o início das investigações o sócio de Logan desaparece e ele percebe que está sendo observado há muito tempo.


Esqueça a mutação regenerativa ou sua parceria com os X-Men. Aqui Logan é um homem de carne e osso e, por conseguinte, apanha e sangra bastante. E no decorrer do enredo, o leitor se vê diante de momentos de flash backs, os quais foram sabiamente utilizados em situações apropriadas e revelam como Logan adquiriu sua habilidade e afinidade com as facas. 

O roteiro de Stuart está formidável e por muitas vezes durante a leitura me senti diante de um filme. Isso, unido a o traço de C.P. Smith, causa uma certa imersão delirante; o ilustrador, por meio de uma técnica grosseira e talvez rústica, acrescentou muitas penumbras no desenho, algo que combina perfeitamente com o clima da história e com o suspense que se desfaz no final.
 

Wolverine Noir apresenta uma nova fórmula de um personagem que provavelmente não agrade tanto um determinado público com suas garras de adamantium. Desse modo, a proposta noir torna-se mais que agradável, lançando Logan no dilema entre fugir da sua faceta humana ou aceitar sua dualidade animalesca. Sem dúvida, valeu a pena conhecer este gênero. E, realmente, eu não poderia ter começado de maneira melhor. 

Um animal age por instinto, James. Ataca com garras e dentes até que sua presa tombe e morra. Mas um homem... Um homem tem escolha”.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Edward Mãos de Tesoura



A figura de um anti-herói é muito mais sombria e emblemática do que a de um herói comum. Geralmente um personagem desta estirpe sofre preconceitos sociais, é subestimado, ignorado ou humilhado, e muito dificilmente adquire algum reconhecimento ou prestígio por parte da sociedade. E quando o anti-herói se personifica em um semblante grotesco e bestial, a situação na qual ele se encontra sempre tem a tendência de ir de mal a pior. 

Podemos ver tais exemplos em obras como O Corcunda de Notre Dame e A Bela e a Fera, em que os protagonistas tiveram que galgar um caminho preenchido essencialmente por obstáculos e, sobretudo, pela vontade de aceitação. Talvez tenha sido inspirado em contos famosos iguais a estes que Tim Burton escreveu o roteiro de Edward Mãos de Tesoura, assim como também o dirigiu. 

Em uma pequena cidade dos Estados Unidos, Peg Boggs (Dianne Wiest) tenta ganhar a vida vendendo produtos da Avon. Cansada por transitar de casa em casa sem conseguir lucro algum, ela resolve visitar o velho casarão que fica no topo de uma colina na área mais esquecida da comunidade. Lá ela encontra o macilento Edward (Johnny Depp), um homem que é o resultado inacabado de uma experiência e que possui tesouras no lugar das mãos.


Peg, compadecida por Edward, leva-o até sua casa para que ele possa conviver com a sociedade. Logo o roteiro começa a revelar suas características de um conto clássico; Edward tenta se adaptar à sua nova condição ao passo que chama a atenção da população por suas habilidades excepcionais. Ele se torna o jardineiro de toda a vizinhança e passa a tosar os cachorros e a cortar os cabelos das mulheres, chegando a quase ganhar um salão para desenvolver sua arte.

Mas apesar de toda a atenção e afeto que aparentemente Edward recebeu dos cidadãos, restava obter o carinho de uma pessoa: Kim (Winona Ryder), filha de Peg. E temos então a criatura apaixonada pela donzela e, consequentemente, pagando o preço por isso; sendo vítima de um ardiloso plano, toda a aceitação que Edward adquiriu da cidade passa a se dissolver e isso se reflete em atos de rebeldia e violência, culminando a um final que muitos já conhecem.


Lançado em 1990, Edward Mãos de Tesoura é o primeiro filme em que Tim Burton firmou sua parceira com Johnny Depp, a qual perdura até hoje. Com uma trilha sonora erudita, cuja bela melodia nos faz acompanhar Edward em sua lânguida jornada, a película, embora tenha algumas falhas perceptíveis em uma análise atualizada, marcou sua época e entrou para lista dos maiores clássicos que a Sessão da Tarde foi capaz de exibir. 

Edward Mãos de Tesoura é mais um daqueles filmes que merecem ser lembrados por anos, e não somente pelo seu conteúdo didático e metafórico; há uma forte crítica social, mostrando o caráter raso, a hipocrisia e a falsidade de pessoas que se julgam normais quando na verdade a maior anomalia está dentro delas. Johnny Depp entrega aqui uma de suas performances mais comoventes e cativantes, provando que a humildade, sem qualquer tipo de intrepidez, é capaz de humanizar a mais grotesca das criaturas.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Não Quero Dinheiro





É quase uma façanha encontrar hoje músicas que falem de amor sem fazer apologia ao sexo, interesse por bens materiais ou - em casos muito piores - que não denigram a imagem de alguém. Infelizmente, uma parte acéfala da nossa população consegue facilmente se satisfazer com o medíocre; é o reflexo de uma cultura multifacetada e de uma geração sem conhecimento, a qual está mais preocupada com a aparência e o saldo bancário do provável pretendente. 

O que consola diversas pessoas (e eu estou incluso) é saber que no passado a situação era bem mais amena e, ao vasculhar com atenção e cuidado, ainda é possível encontrar valiosas relíquias no meio do chiqueiro. Mesmo não sendo um ouvinte assíduo do cantor e compositor Tim Maia, eu precisava escrever algo a respeito do Dia dos Namorados, e então me lembrei da música Não Quero Dinheiro

A canção é um dos maiores clássicos brasileiros da década de 90 e descreve o amor da maneira que tem que ser: simples, puro e sincero. Não há analogias aos prazeres carnais, ao adultério, ou a qualquer outra coisa infame. Porque se há felicidade e fidelidade na relação e no ato de amar, não é preciso pedir algo mais para se ter uma aliança saudável. O resto é preenchido com o tempo.

Isto é o que eu espero...

Feliz Dia dos Namorados. 


Letra:

Vou pedir pra você voltar
Vou pedir pra você ficar
Eu te amo
Eu te quero bem
Vou pedir pra você gostar
Vou pedir prá você me amar
Eu te amo
Eu te adoro, meu amor
A semana inteira
Fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama
Não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar, se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar

Te espero para ver se você vem
Não te troco nesta vida por ninguém
Porque eu te amo
Eu te quero bem
Acontece que na vida gente tem
Que ser feliz por ser amado por alguém
Porque eu te amo
Eu te adoro, meu amor
A semana inteira
Fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama
Não pensa em dinheiro
Só se quer amar, se quer amar, se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar (Eu só quero amar)

A semana inteira
Fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama
Não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar