sexta-feira, 31 de maio de 2013

E após três anos, fez-se a celebração


Sonhar é uma coisa perigosa. Nada é sólido e firme, e até que a ideia seja concretizada, o caminho é preenchido pelo desequilíbrio da incerteza. Hoje venho aqui para confirmar aos incrédulos que o poder de um sonho realizado é capaz de cruzar as fronteiras do racional, do imaginável, e do real. Que o poder de um sonho traduzido em palavras pode quebrar preconceitos e inspirar os desacreditados a repercutirem proezas similares. 

Hoje venho aqui para dizer que um dia eu tive um sonho. E que há exatos dois anos, pude colocá-lo em prática. As bodas de papel se desfazem e se transformam em algodão, pois nesta data o Menino das Letras completa seu segundo aniversário – Fragmento da postagem do segundo aniversário do Menino das Letras, há um ano. 

A história nos conta que Alice, ao adentrar na toca do coelho, fica assustada e ao mesmo tempo encantada com o maravilhoso mundo novo que se apresenta diante de seus olhos. Essa mistura de sentimentos não é nada incomum, uma vez que a novidade gera múltiplas possibilidades de sensações. Por consequência, o olhar fica mais crítico em relação ao que o cerca, à medida que, lá no interior, cresce uma vontade de desbravamento, de descoberta. Uma vontade de ir além. 

Atrevo-me a dizer que, há exatamente três anos, pude conhecer o meu País das Maravilhas. Assim como Alice, mergulhei na aventura e busquei mistério, desejos, fé, respostas, e consegui, por meio de um exercício de solidão, estabelecer um contato com o mundo, com pessoas carentes e ensandecidas por palavras. Hoje fico alegre em perceber, apesar dos fortuitos e alguns hiatos, que o Menino das Letras completa 3 anos e permanece vivo. 

Já disse Rubem Alves: “A felicidade nasce de dentro do olhar que foi tocado pela poesia”. E a cada postagem, cada resenha escrita, fui assimilando que o Menino das Letras iniciou seu processo de latência; o blog já foi visualizado em todos os continentes do mundo, ao passo que também foi visto na maioria dos estados brasileiros. 

São pessoas que, de alguma forma, não se identificam somente com o meu gosto cultural, mas que também encontram fascínio e inspiração por entre minhas palavras. Pessoas que, cotidianamente, buscam suas tocas de coelho. Hoje, graças a você, o blog possui mais de 40 mil visualizações ao longo de 144 postagens e 119 comentários. O Menino das Letras também possui uma página no Facebook, a qual está quase alcançando o número de 100 seguidores. 

Não obstante, vez ou outra ainda sou acometido pela credulidade, pois as palavras nunca deixam de me surpreender e estimular minha imaginação. Que combustível é esse que move engrenagens tão mirabolantes? Acho que o Menino das Letras já foi capaz de me responder... Misteriosos são os caminhos linguísticos. 

Agradeço, imensuravelmente, a todos os leitores que passaram por aqui e a os que continuam fazendo questão de visitar o blog. Aos amigos, familiares, irmãos de Igreja, minha sincera gratidão. Aos visitantes dos Estados Unidos, Portugal, Rússia, Alemanha, Ucrânia, Reino Unido, França (entre outros) e, principalmente, de todas as regiões do Brasil, obrigado pela leitura. Continuarei na batalha no intuito de que o blog permaneça atraindo vocês. 

Embora desafios externos estejam sempre no limiar de acontecer, os quais podem me expulsar do País das Maravilhas a qualquer instante, reconheço que sempre estarei à mercê da escrita, mesmo que um dia o Menino das Letras caia em um sono eterno. E ainda que eu deseje que isso não esteja perto de ocorrer, fico torcendo para que o espírito de descoberta que habitou em Alice também se perpetue em mim, reconfigurando a vontade de desbravamento. Reavivando a minha vontade de ir além. 

Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário