sábado, 18 de maio de 2013

Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Lessmore





Não há como mensurar a capacidade de alcance da leitura e o poder que as palavras possuem em nossa vida. Pode-se, no entanto, reconhecer isso, valorizar o ato de ler e repassar algo tão valioso e importante a outros que ainda não perceberam ou não visualizaram o caminho até as portas da imaginação.

A postagem de hoje é a respeito do curta-metragem Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Lessmore, o qual foi dirigido por Brandon Oldenburg e William Joyce. Vencedor do Oscar de Melhor Curta -Metragem Animado, o enredo nos apresenta ao sr. Lessmore, um homem simples que logo tem seu cotidiano alterado com a chegada de um furacão em sua cidade. 

Não sobra nada e, como é perceptível no curta, a ausência de palavras nos livros é o que mais enfraquece a população desperançosa. Entrementes, o sr. Lessmore se depara com livros voadores que o levam até uma casa cujos cômodos possuem livros a cada centímetro quadrado. Neste ambiente nem um pouco convencional, ele redescobre a magia da leitura e compreende que as palavras podem sarar feridas, preencher lacunas e nortear uma trajetória de vida. 

A trilha sonora é quase a mesma durante toda a projeção, mais com nuances diferentes de acordo com o momento. A cor é também um ponto forte do curta, assim como os livros, que se revelam formidáveis coadjuvantes. No final, tem-se uma memorável lição de moral; uma mensagem para despertar os letárgicos e negligentes. Uma mensagem que talvez reverbere apenas no coração de um verdadeiro leitor.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário