sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Enfim... coisas de canhoto





Como havia dito na postagem de ontem, cá estou novamente. Desta vez não para tecer comentários sobre um filme ou um livro, mas para homenagear certas pessoas que correspondem apenas a 10% da população mundial. Sim, estou me referindo aos canhotos. E se você, amigo(a) leitor(a), já vem acompanhando este blog há algum tempo, já deve ter percebido que sou canhoto. E tenho orgulho de ser. Graças a Deus!




Mas por que hoje é o Dia Internacional do Canhoto? Eu não sei, e pelo que li em minhas pesquisas na internet, esse é um mistério que quase ninguém sabe responder. Decidiram que seria assim e pronto. Uma coincidência trágica do destino. Por que trágica? Vou dizer o porquê.




Ser canhoto não é fácil. Tanto hoje como antigamente (se bem que no passado a coisa era bem pior). A minha avó, por exemplo, cresceu numa época em que ser canhoto era uma coisa feia, e assim foi obrigada a escrever com a direita. Lembra-se daquelas carteiras com um braço só? Por que você acha que a grande maioria era com o braço direito? Aí vai a resposta: porque o canhoto é minoria e, como tal, "deve" se adequar aos padrões impostos pelo mundo destro. E essa é a realidade nua e crua: ao longo da história, o mundo vem sendo controlado por destros. A tesoura foi feita para os destros. O abridor de latas foi feito para destros. Quando você vai cumprimentar alguém, tem que apertar sua mão direita. Acordar com o pé esquerdo é sinal de azar. Na política, se você faz parte do partido esquerdista, é visto contra o sistema.


Viu? Não é nada fácil. Imagine na antiguidade, onde pessoas eram mortas e queimadas, simplesmente por serem "estranhos". Era dessa forma que o povo julgava; se você era diferente de todo mundo (destros), você era um feiticeiro, um usuário de magia negra, ou um parente do Diabo. E lá ia você para fogueira... Inocente. Injustiçado.


E para piorar, como já relatei, o dia do canhoto é celebrado num dia 13, que para muitos é o sinal do mal. "O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias." Fonte: Wikipédia.

Como dizia o meu nobre conterrâneo potiguar, Luís Câmara Cascudo, em seu livro Dicionário do Folclore Brasileiro, "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".


E para deixar a situação ainda mais desagradável, além de hoje ser dia 13, é sexta-feira. Sexta-feira 13 é considerado o dia em que as bruxas estão soltas, dia carregado de maldade. Canhoto já era associado com coisa ruim, e ainda tem essa...


Só que ser canhoto também tem lá suas vantagens. Estudos mostram que nós utilizamos o cérebro com uma potência maior do que os destros, e por isso temos uma tendência maior para a loucura. Canhoto tem a cabeça voltada para as artes. Canhoto escuta melhor que os destros. Existem até aqueles que se dão bem nos esportes, como Ayrton Senna. Isso sem contar que grandes gênios da humanidade foram canhotos, como Albert Einstein, Charles Chaplin, o próprio Da Vinci, Beethoven, Issac Newton, Benjamim Franklin, Pablo Picasso, o vocalista do Linkin Park, Mozart, Gandhi, Machado de Assis...



Mas também tivemos canhotos malvados, como: Hitler, Bush e Napoleão.


Espero ter mostrado com êxito uma pequena parte de mundo canhoto. E, como eu sei que com certeza tem algum canhoto lendo isto, eu lhe desejo sinceramente um feliz Dia do Canhoto!

Esqueci de dizer que muitos canhotos têm hábitos interessantes. Eu, por exemplo, às vezes leio de trás para frente. Tenho um amigo canhoto que escreve de trás para frente. Eu esqueço de dar recados, eu tropeço em lugares e derrubo coisas que estão próximas de mim. E também falo e faço coisas sem nexo... Desastrado, distraído, no mundo da lua... São minhas canhotices.

Enfim... típico de um canhoto.

Um comentário:

  1. Caro amigo e "compatriota de hemisférios" rsrsrs também amo ser canhoto e assim como você, também tenho minhas "canhotices" como ler e escrever de trás pra frente. Falar sobre nossas dificuldades para muitos, não passa de exagero nosso. Sem falar nos aborrecimentos com certas situações e objetos como o abridor de lata "detesto abridor de lata" rsrsrs. Enfim desejo a você meu amigo "sinistro" e a todos os canhotos desse mundo! rsrsrs "gente e bicho também"rsrsr um feliz dia internacional do canhoto e que mesmo vivendo em um mundo inverso a nós continuemos fazendo a diferença e história nessa terra!!!
    D.T.A

    ResponderExcluir