sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A Vida Secreta de Walter Mitty



Para ver o mundo, coisas perigosas acontecerão”.

O lema da revista Life diz que é preciso ver além do muro, encontrar o outro e sentir experiências para entender o propósito de viver. Entretanto, não é tão simples seguir este conselho, tendo em vista que a acomodação e as responsabilidades profissionais muitas vezes falam mais alto do que qualquer desejo pessoal. 

Walter Mitty (Ben Stiller) é um cara que entende bem disso. Trabalhando desde os 17 anos, nunca teve espaço para saciar suas curiosidades. Talvez seja por isso que ele tem a esquisita mania de sonhar acordado, o que não enfraquece ou desfavorece seu caráter em momento algum; em A Vida Secreta de Walter Mitty, as crises de devaneios são o que ajuda o filme a se tornar mais agradável ao passo que o perfil do personagem o deixa mais lúdico e encantador. 

Walter é funcionário da revista Life no setor de revelação de negativos. A empresa passará a publicar edições apenas on-line, o que significa que precisam se apressar para a última versão impressa. Na capa da derradeira edição estará o negativo de número 25 do consagrado fotojornalista Sean O’Connell (Sean Penn), que o mesmo intitulou de “a quintessência”.


O problema é que justamente este negativo está faltando e agora Walter precisa seguir as pistas do paradeiro do fotógrafo antes que o prazo termine. Com a ajuda da colega Cheryl (Kristen Wiig), musa inspiradora para os seus sonhos fabulosos, ele descobre que tem de ir até a Groelândia. E essa é a porta de entrada para a quebra das ilusões e o reconhecimento de um propósito. 

Adaptado de um conto de James Thurber, lançado em 1939, A Vida Secreta de Walter Mitty foi dirigido, produzido e protagonizado por Ben Stiller. A película contém atributos formidáveis, como os belos cenários da Islândia e a excelente trilha sonora (Destaque para a cena catártica em que é tocada Wake Up, da banda The Arcade Fire), os quais, juntos, nutrem a sensação de se estar diante de um longo e divertido videoclipe. 


É preciso vangloriar outros aspectos também. Stiller, além de entregar seu melhor trabalho na direção, consegue captar as nuances de Walter de uma maneira que se distancia dos seus personagens cômicos de outrora. A comédia e o drama são mais intensificados nos delírios, os quais são adornados por ótimos efeitos visuais e impulsionam Walter a encarar as jornadas da vida. 

A Vida Secreta de Walter Mitty tem um final simplório, mas o fato é que o filme não tem a intenção de ser grandioso. As simbologias e as metáforas possuem autonomia suficiente para mostrar que o despertar de um sonho é um dos caminhos para a autodescoberta e que também reserva aventuras mais profundas e fantásticas que um homem devaneador sequer poderia imaginar. 

Lindas coisas não precisam de atenção”.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário