sábado, 20 de junho de 2015

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros


Ela matará qualquer coisa que se move”.

Muitas vezes é difícil parar para refletir e perceber que existe magia no entretenimento. Afinal, é o encanto que alimenta a curiosidade e prende a atenção, e talvez seja esse o ingrediente que vai manter atrações de circos, parques e zoológicos vivas por vários anos. Provavelmente tenha sido com esse pensamento que o autor Michael Crichton deu vida, lá na década de 1990, ao seu Jurassic Park.

A ideia de um parque temático, com dinossauros reais reproduzidos por meio de avanço genético, foi tão visionária que chamou a atenção do cineasta Steven Spilberg e em 1993 a versão cinematográfica chegou às telonas, ganhando 3 Oscars e alcançando a maior bilheteria de todos os tempos (Até Titanic chegar, em 1997).


Após mais duas continuações, por muitos anos se cogitou um quarto capítulo para a franquia jurássica. E com a crescente necessidade (muitas vezes desnecessária) da indústria hollywoodiana de fazer remakes e reboots, e, sendo assim, empanturrando os cofres com mais lucros, surge Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros


O enredo se passa vinte anos depois do ocorrido no primeiro Jurassic Park. Se lá John Hammond tinha a visão de ver o maior empreendimento da sua vida em funcionamento, em Jurassic World o sonho se faz realidade. O parque já está aberto há muito tempo e, por dia, garante a visitação de mais de 20 mil pessoas. A administração agora fica por conta de Claire (Bryce Dallas Howard) que, juntamente com a equipe de geneticistas e a intenção de aumentar o número de público, tem a ideia de criar uma nova atração.


A atração em questão é o desenvolvimento de um dinossauro híbrido, a Indominus Rex, mais brutal e inteligente que qualquer outro, incluindo o T-Rex. A besta escapa da contenção e sai pela Ilha Nublar matando tudo o que vê pela frente. É aí que entra em ação Owen (Chris Pratt), o adestrador de Velociraptors, cuja experiência no mundo animal lhe permite elaborar um plano para caçar a fera ao passo em que é preciso manter a proteção dos visitantes. 


A intenção de Jurassic World, assim como foi em Mad Max: Estrada da Fúria, é bastante clara: apresentar a franquia ao público jovem atual e causar nos mais velhos a sensação de saudosismo. Nesta perspectiva, o filme funciona muito bem, homenageando o clássico em diversas cenas (Os meninos encontrando o antigo parque, por exemplo).


Entretanto, carrega consigo um legado presente nos seus antecessores; não há espaço para desenvolvimento de personagens quando o foco é a gritaria e correria para escapar dos dinossauros famintos. O diretor Colin Trevorrow realmente se esforçou para trazer essa mitologia para uma ótica mais atual; a violência presente, embora pudesse ser mais sanguinária do que o pressuposto, está de bom tamanho. Os efeitos visuais estão formidáveis, tornando a imersão cada vez mais crível. A lendária trilha sonora de John Williams retorna, mas fica bastante tímida no decorrer da projeção. 


Apesar de não ter se saído mal, Jurassic World deixa a impressão de que poderia ter causado mais impacto e, neste sentido, infelizmente, as comparações com o primeiro filme são inevitáveis. Todos os fãs antigos devem lembrar o teor de suspense/terror que Spilberg introduziu no original, com cenas memoráveis como o ataque do T-Rex ao carro e a cena dos Velociraptors na cozinha. Contudo, pelo menos a batalha final é impressionante e, desse modo, alimenta a esperança de que a franquia ainda tem mais combustível para queimar. A magia de Jurassic Park foi restaurada e, para a alegria dos espectadores, e dos dinossauros esquecidos de outrora, a extinção parece estar fora de questão. 

Trailer:

Um comentário:

  1. Bom postagem, menino! Amei "O Mundo dos Dinossauros", Chris Pratt tem um grande desempenho! É um ator lindo, carismático e talentoso ❤️. Passageiros Filme é de seus trabalhos mais recentes. Tem um bom roteiro e visualmente nos limpa os olhos. Para uma tarde de lazer é uma boa opção! :)

    ResponderExcluir