sábado, 22 de setembro de 2012

História Íntima da Leitura



"A História Íntima da Leitura nasce com o imenso desejo de encontro".

Eu acho que o escritor é um dos poucos profissionais que tem a capacidade de morrer e renascer ao término e início de uma construção textual. A palavra é a fagulha que desencadeia o incêndio. Sim, pois se escrevo neste momento é por causa da busca por uma bagagem literária, o contato íntimo com as letras. 

Essa relação entre página e pessoa faz parte do extenso diálogo da literatura com o leitor. E esta experiência, além de moldar um senso crítico, é capaz de abrir a nossa mente para novas perspectivas e nos fazer refletir a respeito da finalidade que a palavra exerce em nossas vidas. 

Porque a literatura não se faz apenas com o ato de ler; também é preciso escrever. E é na intimidade da escrita, neste fruto resultante da leitura, que podemos compreender que as palavras carregam uma história. Não são vazias. E há um mar infinito de palavras dentro de nós, aguardando para que suas águas sejam desbravadas até o mais profundo limite. 

O vídeo de hoje, A História Íntima da Leitura, fala um pouco sobre isso. Nele vemos a opinião de vários agentes da escrita relatando suas visões acerca da literatura e o potencial ao qual ela pode nos levar. Este é apenas o teaser de uma coletânea de documentários, que mostra, ainda que por poucos minutos, a fascinação que os autores possuem pela leitura, com depoimentos lindos de se escutar. 

Caso este vídeo desperte em você a fagulha que está adormecida no seu interior, trate de começar seu incêndio. Acabou? Continue seguindo em frente. Há um oceano esperando por você. Pois assim como a fênix, que renasce das cinzas, o escritor sempre estará pronto para começar o verso seguinte. 

"De uma certa forma, a História Íntima da Leitura é a história da construção da nossa voz". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário