quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

2013 vem aí!




Antes que 2013 chegue, o Menino das Letras achou necessário preparar os leitores para saber o que este ano novo nos reserva no mundo do cinema. Eis uma pequena lista:


Homem de Ferro 3:

Depois do sucesso estrondoso que foi 'Os Vingadores', a Marvel se prepara para dar início a sua segunda fase no cinema. 'Homem de Ferro 3' abre o novo circuito rumo aos 'Vingadores 2'.

O Homem de Aço

Rebbot de Superman, o 'Homem de Aço' tem na direção Zack Snider e Christopher Nolan na produção. É uma das grandes promessas de 2013.

OZ - Mágico e Poderoso

Prelúdio de 'O Mágico de Oz', que mostra quem foi Oz e como ele foi parar nesse mundo surreal. Dirigido por Sam Raimi.

Caça aos Gânsteres

Do mesmo diretor de 'Zumbilândia', é outra grande promessa de 2013. Com Emma Stone no elenco!

O Cavaleiro Solitário

Do mesmo diretor de 'Piratas do Caribe', esse filme é uma das apostas da Disney para 2013. Com Johnny Depp no elenco!

After Earth

Do mesmo diretor de 'Sinais' e 'O Sexto Sentido', tem Will Smith e seu filho no elenco.

Duro de Matar 5

Desta vez John MClaine estará ao lado de seu filho em uma missão em Moscou.

Outros filmes que também estrearão em 2013:

Star Trek 2;

Kick-Ass 2;

Thor 2;

Wolverine;

O Hobbit: A Desolação de Smaug.  

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

  


Em um buraco no chão, havia um hobbit. É com este enunciado, escrito há mais de setenta anos e lembrado por mais de cinco décadas, que o leitor tem sua jornada iniciada por entre os vales, montanhas, castelos e ruínas que compõem a tão mítica Terra-Média. São as palavras mais uma vez mostrando seu potencial e elucidando que seus segredos estão mais soterrados que o tesouro de qualquer anão. 

Talvez J.R.R. Tolkien jamais pudesse desconfiar que seus manuscritos perdurassem durante tanto tempo. É importante lembrar que o primeiro rascunho de O Hobbit é do final dos anos 30, um pouco antes de Tolkien dar início ao Senhor dos Anéis. A Trilogia do Anel, no entanto, ganhou seu destaque com os filmes lançados em 2001, 2002 e 2003, sob o comando de Peter Jackson, aguçando a imaginação e a paixão daqueles que ainda não conheciam as aventuras de Frodo e seus amigos. 

Agora, quase dez anos depois do término de uma trilogia bastante premiada, chega aos cinemas a adaptação de O Hobbit, novamente supervisionada por Peter Jackson e iniciando o prefácio de uma nova série de três filmes. E se lá nós acompanhamos a caminhada de Frodo para destruir o Um Anel e salvar o mundo, aqui descobrimos como Bilbo tomou posse desse artefato tão cobiçado.



Nos primeiros minutos, já se tem algumas surpresas. O Condado, local onde os hobbits vivem, está da mesma forma que foi apresentado no início de A Sociedade do Anel; e, como se já não fosse saudosista o suficiente, Jackson cria uma atmosfera agradável que faz uma ponte entre esta trilogia e sua antecessora, algo que é perceptível durante quase toda projeção. 

Sessenta anos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis, o jovem Bilbo Bolseiro recebe a visita de Gandalf, o Cinzento, o qual o convida para participar de uma comitiva que segue rumo a uma grande empreitada. A aventura em questão é ajudar os anões a recuperarem seu antigo lar, Erebor; uma terra que foi tomada e devastada pelo terrível dragão Smaug.

  

Originalmente tendo sido escrito para crianças, O Hobbit ganhou tonalidades tão sombrias quanto às demonstradas na Trilogia do Anel. Isso prova que Jackson quis manter a homogeneidade estabelecida anteriormente, enraizando com mais afinco sua intenção de nos fazer enxergar o prelúdio de algo que já foi visto. Os 48 quadros por segundo passam quase que despercebidos, a não ser nas cenas de ação que, com o auxílio do 3D, ficam um pouco borradas devido à velocidade (Pode ser culpa do cinema também). De certa maneira, isso é comum, considerando que a película é a pioneira neste formato. Ainda há muita coisa para se explorar. 

Personagens antigos retornam, como o Gollum, desta vez bem mais novo e realçado com a ajuda do avanço tecnológico e o 3D. E, com isso, também regressa a cansativa mania de Peter Jackson em realizar um filme com quase 3 horas de exibição. Felizmente para alguns, faz parte do fascínio que o cinema pode comprar; prende-nos de tal forma em um mundo fantástico e longínquo, que a questão do tempo e espaço torna-se irrelevante. Os hobbits voltaram com tudo e, mais do que nunca, estão prontos para lutar.

Trailer: